Total de visualizações de página

domingo, 25 de março de 2012

O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

     Confissão ou Penitência é o Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para que os cristãos possam ser perdoados de seus pecados e receberem a graça santificante. Também é chamado de sacramento da Reconciliação. 
   O sacramento da Penitência foi instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo nos ensina o Evangelho de São João:  "Depois dessas palavras (Jesus) soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem vocês perdoarem os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos"  (Jo 20, 22-23).Só Deus perdoa os pecados. O Padre, mesmo sendo um homem sujeito às fraquezas como outros homens, está ali em nome de Deus e da Igreja para absolver os pecados. Ele é o ministro do perdão, isto é, o intermediário ou instrumento do perdão de Deus, como os pais são instrumentos de Deus para transmitir a vida a seus filhos; e como o médico é um instrumento para restituir a saúde física, etc.

 Para se fazer uma boa confissão são necessárias 5 condições:

a) um bom e honesto exame de consciência diante de Deus;
b) arrependimento sincero por ter ofendido a Deus e ao próximo;
c) firme propósito diante de Deus de não pecar mais, mudar de vida, se converter;
d) confissão objetiva e clara a um sacerdote;
e) cumprir a penitência que o padre nos indicar.


 Toda confissão apaga completamente nossos pecados, até mesmo aqueles que tenhamos esquecido. Nos dá a graça santificante, tornando-nos naquele instante uma pessoa santa, tranquilidade de consciência, consolo espiritual e aumenta nossos méritos diante do Criador. Faz criar gosto pelas coisas do alto e exercita-nos na humildade e nos faz crescer em todas as virtudes.

         E foi neste intuito, que dezenas de fieis de nossa comunidade, participaram na última sexta-feira do mutirão de confissões realizado em nossa Igreja.


   Aos padres da Região de São Vicente, que com todo carinho e paciência nos atenderam, o nosso muito obrigado e que Deus continue a abençoar os seus sacerdócios.                                                                                          

Para aqueles que por algum motivo não puderam participar deste momento de reconciliação  com Deus durante o mutirão, lembramos que o Padre Júlio se encontra todos os dias em nossa Igreja para atender a confissões nos seguintes horários: 
Segunda a Sexta-feira de 15h30 às 19h00 e Sábado de 09h00 às 12h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário