Total de visualizações de página

- Nossa Comunidade



O REITOR
Padre Júlio López Llarena
NOME: Padre Júlio López Llarena 
ORDENAÇÃO: 03/12/1961 
NATALÍCIO: 08/11/1937 
NASCEU EM : Villamezan  
PAÍS : Espanha
Padre Júlio Llarena nasceu no dia 08 de novembro de 1937 na Espanha. É o mais novo dos três filhos do casal Maria e Isaías Llarena. Quando criança, participava da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Medina de Pomar/Espanha. Ainda estudante de Teologia – entrara aos doze anos no Seminário São José, em Burgos – e já sonhando em ser missionário, padre Júlio veio para o Brasil, aos 21 anos, sendo ordenado sacerdote em 03 de dezembro de 1961 e começa a atuar na Diocese de Santos a partir de 1962.
CRONOLOGIA
1950 - Ingressou no Seminário Diocesano São José em Burgos/Espanha;
1959 - Viaja para o Brasil a fim de concluir o curso de Teologia;
03/dez/61 - Recebe a sua ordenação sacerdotal pelas mãos de Dom Idílio José Soares na Catedral de Santos;
1962 a 1965 - Tornou-se pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças/São Vicente e auxiliou as comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Lapa/Cubatão;
1966 a 1978 - Tornou-se pároco e fundou a Paróquia Nossa Senhora Aparecida/São Vicente, e assessor da Juventude Estudantil Católica e Juventude Operária Católica;
1978 a 1998 - Durante esse período, acompanhou o Seminário Diocesano São José e atuou na Catedral de Santos e na Paróquia Nossa Senhora de Assunção/Santos;
1998 a 07/ago/10 - Tornou-se pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima/Guarujá;
2007 a 2010 - Tornou-se diretor espiritual do Seminário Diocesano São José/Santos;
08/ago/10 - Tornou-se reitor da Reitoria de Nossa Senhora do Amparo/São Vicente.


IRMÃS URSULINAS
As irmãs que sempre caminham junto à nossa  comunidade.
Brígida Morello de Jesus, a Beata 

Data da beatificação: Papa João Paulo II beatificou em 15 de março de 1998.

Brígida Morello era uma mulher de seu tempo, do século XVII, uma mulher de grande fé que viu em acontecimentos históricos e, especialmente, no que ela tinha de viver a santa vontade de Deus.
"Deus é nosso Pai e nós nunca desistimos" a segurança de ser amada como uma criança, e incondicionalmente livre, motivada a dar o seu amor a cada vizinho que tinha nas proximidades.
Nascida 17 de junho de 1610 em San Miguel de Pagan (Genoa), na Costa de Levante, sexta de onze filhos, cresceu intensamente em ambiente cristão. Aos 23 anos, 14 de outubro de 1633, se casou com Matteo Zancano de Cremona e se estabeleceu com o marido em Salsomaggiore (Parma), onde foi reconhecida por suas virtudes.
Aos 27 anos, 11 de novembro de 1637, ficou viúva, em seguida, fez um voto de castidade, na esperança de se tornar religiosa, mas em vão tentaram chegar entre os Capuchinhos da cidade, sendo uma viúva a impediu.
Em 1640 mudou-se para Piacenza, onde os jesuítas eram seus diretores espirituais, que sempre orientou e manteve no caminho para a perfeição, sobretudo pelo pai Antonio Morando, seu confessor e primeiro biógrafo.
Margarita de Médicis, Duquesa de Parma e Piacenza, Piacenza quis fornecer um Instituto Ursuline para a educação de mulheres jovens, um semelhante ao Parma. Este Morello Brigida hospedado em setembro de 1646 para algumas jovens mulheres em casa, sob o nome de Santa Úrsula, iniciando assim a 17 de fevereiro de 1649, quarta-feira, com cinco companheiros uma nova família de Ursuline, sob a orientação dos jesuítas.
Não foi, porém, o primeiro superior, pois só em 1665 foi eleito como tal, e foi confirmada em 1670 e em 1675, sua saúde debilitada o impedia não governar por longos períodos, mesmo da cama, sua congregação de Ursulinas de Maria Imaculada.
Em 3 de setembro de 1679 morreu em Piacenza e foi sepultada na igreja local de San Pedro, hoje não há vestígios de sua sepultura, se houver um número de letras, alguns escritos autobiográficos e documentos edificantes que pode demorar um visão precisa das experiências espirituais do fundador.
Mas somente nos anos de 1927-28 foi realizada em Piacenza o processo regular para sua beatificação, o decreto sobre as virtudes heróicas foi obtida em 29 de abril1980.
_____________________
SECRETARIA

A Igreja, desde a Conferência de Aparecida, tem estimulado a ação evangelizadora das paróquias, convocando cada batizado a ser um discípulo missionário de Cristo. Desde então, as paróquias são tratadas como células vivas da Igreja e sua missão é acolher e fazer discípulos, enviando-os em missão no sentido teológico do termo. Para que isso aconteça é preciso, primeiro, cuidar de uma das dimensões da ação evangelizadora: o acolhimento. O acolhimento é o primeiro passo para uma missão autêntica, que avance além das fronteiras de nossas paróquias, atingindo a todos, como propõe o projeto da “Missão Continental”. Paróquia que não acolhe bem em seu expediente terá carência de operários para sua messe. Terá dificuldade em encontrar discípulos missionários. Assim sendo, o acolhimento deve ser tratado como missão. Uma missão que começa naquele que é o espaço primordial da paróquia: a secretaria paroquial.
Ao pensar uma paróquia em estado permanente de missão, como pede o Projeto Nacional de Evangelização, é comum que a atenção de seus gestores, párocos, administradores paroquiais e demais agentes de pastoral, se volte para o que é mais evidente, como, por exemplo, a preocupação em formar redes de comunidades. Para que esse ideal se concretize é preciso, antes, que haja entre todos, inclusive da parte do pároco e de quem atende no expediente paroquial, um acolhimento fraterno, que demonstre mais caridade que autoridade. Que da parte do padre e das atendentes haja atenção, dedicação e, sobretudo, amor fraterno na missão de acolher. Dentro do Projeto da Missão Continental a secretaria paroquial deve ser o espaço que viabilize o processo de evangelização permanente da paróquia, através da disponibilização de recursos e meios, humanos e materiais, que ajudem a realização da missão, de modo que quem atua em outras frentes missionárias, seja nas pastorais ou na formação de agentes, se sintam amparados por um departamento que cuida da parte burocrática e administrativa, com amor, enquanto a outra missão acontece. Porém, para que isso ocorra, é preciso ter à frente de nossas secretarias paroquiais pessoas bem preparadas, profissionais que saibam lidar com todas as situações desta área, resolvendo-as da melhor maneira.

_____________________
APOSTOLADO DA ORAÇÃO
  Apostolado da Oração nasceu na França, na cidade de Vais Puj, numa casa de estudantes Jesuítas que cursavam teologia, exatamente no dia 3 de Dezembro de 1.844 
Em 1.861 começou a circular a revista “O mensageiro” formando uma organização que de imediato levou o nome de “Apostolado da Oração”. O Bispo de Vais Puj aprovou e o Papa daquela época concedeu a primeira indulgência. 
   O  Apostolado da Oração constitui uma associação de fiéis que, pelo oferecimento diário de si mesmos, unidos ao Sacrifício Eucarístico e pela união vital com Cristo, colaboram na salvação do mundo. Cada membro há de ser salvador com Cristo Redentor. 
   Conseguem esse objetivo por meio do seguinte programa:
Participação vital no Mistério Eucarístico; Culto ou espiritualidade do Coração de Cristo. Amor e devoção a Nossa Senhora, Mãe da Igreja; Assídua oração apostólica.
  A espiritualidade desse grupo é enriquecida pela par-ticipação nas Santas Missas e pela oração diária do terço.    
   Seu trabalho se resume em visitar e rezar pelos doentes; rezar pela Santa Igreja; pelas vocações sacerdotais, Missionárias e religiosas; rezar pelo Papa e pela conversão e santificação de todos os pecadores.
   A fita vermelha contendo o coração de Jesus e uma cruz, representa o símbolo do Apostolado.
  O Grupo é aberto a todos, indiferente de idade, sexo e classe
_______________________
EQUIPE DE MÚSICA
          Segundo Santo Agostinho, quem canta e toca reza duas vezes. E esta é a missão do ministro de música: Entregar o seu dom a disposição de Deus para levar o Seu povo a rezar.     
     É fazer com que as pessoas participantes da missa, retiro, grupo de oração, etc. tenham um encontro com Deus através de cada canção.
     A música tem o poder de envolver os corações mais alegres, bem como os mais tristes, por este motivo é tão importante a sua presença em cada momento. É como uma ponte entre Deus e Seus filhos.
     Enfim, a boca fala do que o coração está cheio e o nosso quer e precisa estar transbordante do amor de Deus.



Os músicos na liturgia
A arte de cantar e tocar na celebração tem um aspecto muito bonito. Os cantores dão o colorido da celebração. Se cantam e tocam bem, a celebração é bonita, gostosa. Outro aspecto de ser musico na liturgia está no modo como usar seu instrumento musical.

As virtudes do músico litúrgico.
►Rezar com seu instrumento musical.
►Ajudar a assembléia a rezar por meio do canto.
►Cantar com coração, porque pelo canto louvamos a Deus.
►Querer ver o povo cantar e esforçar-se para isso.
►Colocar seus talentos e dons musicais a serviço da comunidade.

_______________________
PASTORAL DO DÍZIMO

       O Dízimo não serve apenas para manter ou construir igrejas (de "pedras"), mas também para formar aqueles que evangelizam através das diversas pastorais na comunidade. Os agentes devem ser formados na paróquia e fora dela (nos encontros Regionais e Diocesanos). Investir em pessoas é uma das prioridades da aplicação do Dízimo.

FORMAS DE CONTRIBUIR
O Dízimo é uma das expressões de fé e gratidão, mas não a única. A participação nas celebrações, nos sacramentos, nos ministérios, no serviço prestado aos empobrecidos são, juntamente com o Dízimo, expressões de uma fé adulta e consciente.
COMO SER DIZIMISTA
Quem quer contribuir com o Dízimo deve procurar a Secretaria Paroquial ou a Equipe da Pastoral do Dízimo, manifestando o seu desejo de inscrever-se entre os dizimistas. Inscrevendo-se, o novo dizimista contribuirá com o Dízimo regularmente.
REGULARIDADE DA CONTRIBUIÇÃO
Assim como recebemos nossa remuneração mensal, o ideal é que o Dízimo seja oferecido também mensalmente, assim, é possível à comunidade organizar-se, prevendo as entradas de cada mês.
DISPENSADOS...
Ninguém está dispensado de contribuir com o Dízimo, nem mesmo o padre. Todos, sem exceção, devem contribuir, porque todos juntos, formam a comunidade, e são responsáveis por ela. Infelizmente algumas pessoas se acham no direito de não contribuir.

BENEFICIANDO A LITURGIA
O Dízimo possibilita, em grande parte o bom desenvolvimento da Liturgia. É com o Dízimo que se adquire o material litúrgico para o altar, os folhetos para as Celebrações, os ornamentos para a igreja. Quem contribui com o Dízimo ajuda a sua comunidade a rezar unida, a sonhar um mundo melhor.
_______________________
PASTORAL DOS COROINHAS
Eles nos ajudam no serviço do altar, deixando com que as Missas sejam celebradas com mais alegria. Além das funções no altar, ajudam nas procissões e adorações.
O Patrono dos Coroinhas é São Tarcísio.



_______________________
MINISTROS DA  COMUNHÃO

 O Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão tem por objetivo suprir uma necessidade da igreja, atribuindo ao ministro extraordinário o desempenho das seguintes atividades:
-  Ministrar a Sagrada Comunhão aos fiéis durante a Santa Missa. 
- Levar a Santa Eucaristia aos hospitais, residencias, asilos, comunidades   e aonde a caridade cristã exigir a sua presença, tendo sempre em vista as seguintes considerações:
  - Estabelecer contato com os familiares.
  - Inteirar-se da situação econômica e vida cristã da família,   oferecendo,    na medida   do   possível,  a solução  adequada aos problemas constatados.
  - Proporcionar aos doentes e seus familiares o conforto cristão.
- Preparar o doente para a recepção dos Sacramentos da confissão e da Unção dos Enfermos.
-  Procurar despertar o interesse de todos os membros da família do assistido   para    que participem  da celebração.
 - Atender também aos idosos, mesmo não sendo doentes. 
- Presidir o culto eucarístico na ausência do sacerdote.
-  Irradiar sempre que oportuno, a mensagem da Palavra de Deus por ocasião das visitas, ou no ambiente comunitário, de forma evangelizadora.
- Aproveitar o tempo de velório para uma adequada celebração dando um sentido cristão à morte.
-   Expor e repor o Santíssimo Sacramento, nos termos do CAN  943. 
-   Participar ativamente da festa de Corpus Christi, congressos eucarísticos e semanas eucarísticas.
-  Zelar pela dignidade do culto eucarístico e de tudo que lhe diz respeito.
_______________________
PASTORAL DA SAÚDE

   A Pastoral da Saude é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.
   A Pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora "de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de alguns tempos hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde".A Pastoral da Saúde atua em três dimensões que a configuram como uma pastoral diferente e mais abrangente que àquela anteriormente denominada de Pastoral do Enfermo. Sua abrangência chega a setores importantes da sociedade que têm um papel decisivo na política de saúde da nação. As dimensões são:
  • Dimensão solidária: vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e na comunidade. Ela visa atender a pessoa integralmente nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.
  • Dimensão comunitária: visa a promoção e educação para a saúde. Relaciona-se com a saúde pública, atuando na prevenção das doenças. Procura valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde.
  • Dimensão político-institucional: atua junto aos Órgãos e Instituições Públicas e Privadas que prestam serviço e formam profissionais na área da saúde. Zela para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de saúde sadia, para que os seus agentes sejam articuladores e fiscalizadores das decisões no setor saúde, participando ativamente dos Conselhos de Saúde.
  • As atividades que a Pastoral da Saúde desenvolve junto à comunidade e à sociedade são várias. Vão desde a atenção aos doentes até a articulação junto a entidades governamentais responsáveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Pastoral da Saúde acontece com prioridade nas comunidades, conselhos de saúde, escolas, associações de bairros, sindicatos e em todos os espaços onde os cidadãos participam.
_______________________
TERÇO DOS HOMENS



O Terço dos Homens, embora pareça ser um movimento novo em nossas comunidades, foi criado no nordeste desde o ano de 1936 e não consiste simplesmente na reza do terço. O ritual original e que é seguido pelo nosso terço, faz a procissão com a entrada da Imagem de Nossa Senhora, o rosário e a Bíblia; é feito o cumprimento dos companheiros, o que é um momento muito especial, principalmente quando cantamos o seguinte refrão: 
- "Boa noite companheiro, pois Maria te mandou, para rezar o Terço dos homens com Jesus o Salvador". - "Olhe agora para o lado, abra o seu coração, diga olá meu companheiro, aceite um aperto de mão". Após a acolhida, invocamos o Espírito Santo para nos fortalecer neste momento de oração e em seguida buscamos nossa reconciliação com Deus, fazendo o Ato Penitencial.  Para melhor compreensão da palavra de Deus, é escolhido um texto Bíblico, preferencialmente dentro do Tempo Litúrgico vivido e em seguida é realizada uma reflexão sobre a Palavra proclamada. Neste momento, com o coração limpo, invadido pelo Espírito Santo e mergulhado na Palavra de Deus, damos início ao Terço cantando sempre entre os mistérios as estrofes do Hino do Terço dos Homens que tem este maravilhoso refrão:
Oh! Mãe e Rainha, do santo Rosário,
Mãe admirável, Mãe do Santuário,
O mundo sem fé na dor se consome,
ajuda este mundo com o terço dos homens.
Encerramos cumprimentando os companheiros que vêm pela primeira vez e os aniversariantes do mês. 
_______________________
CATEQUESE

    A catequese é um processo de formação permanente da fé, um caminho contínuo para seguir Jesus e anunciá-lo. É um chamado ao discipulado e à missão. Quem crê, anuncia! Catequizar é fazer ecoar a Boa-Nova de Jesus Cristo para que todos tenham vida em abundância (Jo 10,10).
 











 





 




 
 




 






Catequese Infantil
Progressivamente procura levar o catequizando (a partir dos 8 anos) a descobrir a importância da formação religiosa, do relacionamento na família, na comunidade e na sociedade, tendo na Eucaristia, o sacramento que nutre a fé e o compromisso por um mundo melhor. (Eucaristia 1a e 2a etapas).
Catequese de adultos
Visa uma formação permanente da fé, confirmando seu compromisso a partir de um Encontro Pessoal com Jesus Cristo para viver e defender a vida através da prática da justiça. (Batismo, Eucaristia e Crisma de Adultos) 
_______________________
LEGIÃO DE MARIA





     É uma Associação formada por leigos, que tem como fim a glória de Deus, pela santidade de seus membros, através de oração e por um trabalho de apostolado em favor do próximo.

      O sistema legionário hoje espalhado por todo o mundo,tem se mostrado eficaz para ajudar o Católico a praticar sua fé.

       A reunião semanal é o coração donde jorra para as veias e artérias o sangue vivificante, fonte de luz e de energia. Para o legionário, a reunião é o lugar em que a Mãe Santíssima está à sua espera, e onde amigos verdadeiros e fiéis agrupam-se à sua volta; um lugar para descansar e renovar as forças, após o fiel cumprimento da tarefa que lhe foi confiada. Na reunião da Legião, um lugar onde o amor sincero consegue sobreviver às dificuldades, o ambiente de oração e amor a Deus e ao próximo é pleno de apoio e estímulo para combater o desânimo, as incompreensões, a ingratidão, o medo do ridículo, o cansaço, a monotonia e, por vezes, o aparente insucesso. Entre os membros da Legião, a reunião é um lugar em que a opinião alheia é ouvida e respeitada com caridade. Na reunião se aprende a rezar, a se basear não nos próprios esforços e atividades, mas na graça divina e o apoio do irmão, que é canal de amor e graça

 _________________________________
PASTORAL DA FAMÍLA
       A Pastoral Familiar é o esforço pastoral da Igreja visando não só defender e promover o respeito à dignidade da família, seus direitos e deveres, mas também chamar a atenção para a importância e centralidade da família como o principal recurso para a pessoa, para a sociedade e para a Igreja. Ela é o lugar onde mais se investe para o desenvolvimento de um país, já que a família é indispensável para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade.
   Resumidamente, os objetivos da Pastoral Familiar consistem, inicialmente, na preparação dos candidatos para a vida matrimonial e familiar, bem como na evangelização e promoção humana, social e espiritual das famílias já constituídas.
    A Pastoral Familiar parte da família real para a família do possível, sem perder de vista a proposta da família ideal, que é a família cristã, gerada a partir do sacramento do matrimônio e vivendo em forte unidade, harmonia e na gratuita e generosa solidariedade.
SUA IMPORTÂNCIA
   O documento de Santo Domingo falou da “prioridade e centralidade da pastoral familiar na Igreja diocesana” (n.º 222).     
      O Papa João Paulo II assim falou aos Bispos do Brasil:
“em cada diocese – vasta ou pequena, rica ou pobre, dotada ou não de clero – o Bispo estará agindo com sabedoria pastoral, estará fazendo investimento altamente compensador, estará construindo, a médio prazo, a sua Igreja particular, à medida que der o máximo a uma Pastoral Familiar efetiva”.
Diríamos que a organização da Pastoral Familiar, em nível diocesano ou paroquial, não é uma opção, é uma obrigação.


_____________________
PASTORAL DA ACOLHIDA



     A Pastoral da Acolhida é uma Pastoral que recebe o cristão 

para as celebrações na Igreja.
     O objetivo da Pastoral é receber bem o fiel.

   São Paulo aos Romanos nos explica que devemos acolher uns aos outro como Cristo nos acolheu, para a glória de Deus (cf. Rm 15,7). Onde podemos então destacar o que nos permite é a evangelização da Pastoral da Acolhida. No entanto, temos aqui alguns elementos que devemos apresentar nesse ponto como que devemos fazer uma boa acolhida:

     Receber bem, aquele que adentraram na Igreja.

     Recepção criativa de quem chega na comunidade nas pastorais e no movimentos.

   A atitude de acolhida requer alguns critérios. Não é só questão de se ficar a porta da Igreja entregando um folheto, dando um sorriso e repetindo algumas frases de efeito (ou sem efeito).

   A missão de um agente de pastoral promove um serviço dentro das paróquias e das comunidades eclesiais, sendo assim o agente de pastoral, precisa obter uma boa acolhida quando o fiel chegar para assistir as celebrações e procurar informações de eventos que a paróquia promove, mas com a freqüência para assistir os eventos dentro ou fora da paróquia.

__________________________
EQUIPE DE LEITORES
    A Liturgia da Palavra é uma celebração. É necessário, pois, que se note que celebramos a Palavra, como depois celebramos a Eucaristia.
  Assim, não é nem um momento de leituras atropeladas que se colocam antes da homilia e da celebração eucarística; nem uma reunião de instrução ou de discussão que, depois, concluirá com os ritos eucarísticos (que ficarão, assim, desvalorizados, porque não são tão "instrutivos").
   Fazer de leitor é um serviço importante dentro da assembleia. Os que o realizam devem estar conscientes disso e viver a alegria e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de ser os que tornarão possível que a assembleia receba e celebre aquela Palavra com a qual Deus fala aos seus fiéis, aqueles textos que são como que textos constituintes da fé.

________________________________
BAZAR






__________________________
VICENTINOS


________________________________
EQUIPE DE EVENTOS

 Esta equipe é aquela que mais trabalha anonimamente na nossa Igreja. É a equipe que planeja e executa todos os eventos extra-litúrgicos, como os bingos, jantares, bailes, festa junina, festa da Padroeira, almoços especiais, feijoadas etc, etc.
    É uma equipe que literalmente coloca a mão na massa e nos prepara estes momentos tão deliciosos e descontraídos dentro da nossa Comunidade e ainda, com a execução destes eventos nos ajuda financeiramente a manter e cuidar da nossa Igreja.



Um comentário:

  1. aos músicos, vejam que música linda:

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kxCPpd962XI

    ResponderExcluir