Total de visualizações de página

sábado, 18 de fevereiro de 2012

MOMENTO LITURGICO - 1

Caríssimos irmãos, a partir de hoje, a cada semana iremos refletir neste blog sobre vários pontos de nossa liturgia, incluindo os seus ritos, os seus símbolos, as suas peculiaridades e muito mais...

Queremos fazer um caminho passo a passo bem unidos a todos e neste caminhar, vamos crescendo tanto em espiritualidade como no sentido de comunidade.

Estamos às vésperas de iniciarmos a Quaresma, e queremos fazer a mesma pergunta que os discípulos dirigiram a Jesus. A pergunta é justamente sobre a forma de "preparar" a Páscoa.

Pois bem, para qualquer festa importante, a gente costuma se preparar. E quanto mais importante a festa, mais tempo leva a preparação. Na própria preparação já se começa a viver a festa.


O QUE É A QUARESMA?


Nós cristãos celebramos todo ano a festa da Páscoa: a morte e ressurreição de Jesus e também a nossa. É a maior de todas as festas. A mais importante... Grande demais para ser preparada em apenas 3 dias ou 1 semana. Por isso, estendemos a sua preparação para quarenta dias. Daí Quaresma, período de quarenta dias, que vai da quarta-feira de cinzas até a quinta-feira santa pela manhã.

Os textos litúrgicos que rezamos durante o tempo da Quaresma são belíssimos e nos conduzem ao verdadeiro espírito deste "tempo favorável". Poderíamos citar muitos, mas o espaço não nos permite. Citemos portanto apenas o Prefácio da Quaresma V (Missal Romano, pág. 418) como síntese de toda esta riqueza:

"Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação louvar-vos, Pai Santo, rico em misericórdia, e bendizer vosso nome, enquanto caminhamos para a Páscoa, seguindo as pegadas de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor Nosso, mestre e modelo da humanidade, reconciliada e pacificada no amor.

Vós reabris para a Igreja, durante a Quaresma, a estrada do Êxodo, para que ela, aos pés da montanha sagrada, humildemente toma consciência de sua vocação de povo da aliança. E, celebrando vossos louvores, escute vossa Palavra e experimente os vossos prodígios.

Podemos encontrar neste Prefácio todos os elementos que caracterizam não só a liturgia deste Tempo, mas especialmente a sua teologia, a sua espiritualidade e a sua pastoral. Voltamo-nos para Deus, "Pai Santo, rico em misericórdia", relembramos a grande experiência do Êxodo, da Aliança, da libertação e da nova terra; assumimos nossa atitude de povo peregrino, ouvintes da Palavra, povo amado e escolhido por Deus; nosso modelo é Cristo, cuja morte e ressurreição celebramos de forma mais intensa neste tempo. Enfim, a Quaresma é um "sinal de salvação" ou, numa expressão usada num artigo de Dom Manoel João Francisco, "sacramento anual de reconciliação".
(Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)

Um grande abraço e até semana que vem...
Conselho Pastoral Litúrgico
Ricardo - Coordenador

Nenhum comentário:

Postar um comentário