Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Tríduo Pascal

A celebração da Semana Santa encontra seu ápice no Tríduo Pascal, que compreende a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira da Paixão e Morte do Senhor e a solene Vigília Pascal, no sábado à noite. Esses três dias formam uma grande celebração da páscoa: memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus, e foi com muito fervor e devoção, que a Comunidade da Reitoria Nossa Senhora do Amparo O celebrou e  O vivenciou. 
Quinta-Feira Santa
A liturgia da Quinta-feira Santa nos fala do amor, com a cerimônia do Lava-pés, a proclamação do novo mandamento, a instituição do sacerdócio ministerial e a instituição da Eucaristia, em que Jesus se faz nosso alimento, dando-nos seu corpo e sangue. É a manifestação profunda do seu amor por nós: 
"Como Ele amasse os seus amou-os até o fim". 






Foi realizada a Cerimônia do Lava-pés, onde o Padre Júlio escolheu 12 jovens, que serão o nosso futuro e o futuro da Igreja, para serem lavados os pés, e durante a cerimônia os agradeceu um a um pela dedicação e disposição à nossa Igreja. É uma cerimônia emocionante e exemplar na qual nos ensina a ter a humildade de Jesus.   














Após a celebração Eucarística foi realizada o traslado do Santíssimo Sacramento para a capela que foi montada no Salão Paroquial e a comunidade fez adoração até à meia noite.




 











Sexta-feira Santa
Na Sexta-feira Santa, a liturgia da Igreja celebra o mistério da cruz fazendo-nos sentir o significado e o alcance dos sofrimentos de Jesus como Sumo e Único Sacerdote da nova aliança: "Embora sendo Filho de Deus, aprendeu a ser obediente através de seus sofrimentos. E tornou-se a fonte de salvação eterna para todos que lhe obedecem" 
Adoração ao Santíssimo
Durante toda a manhã da Sexta-feira Santa, as diversas pastorais  e a comunidade se revezaram em adoração ao Santíssimo Sacramento até o meio-dia. 
O último horário ficou reservado aos nossos jovens, alunos da catequese e coroinhas. Foi um horário muito especial, onde eles, junto com outros membros da comunidade, puderam demonstrar todo o seu amor a Jesus vivo em seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade na Sagrada Comunhão. 

(Clique aqui e assista ao vídeo)







Adoração à Santa Cruz, Via Sacra e Procissão do Senhor Morto 

A cruz simboliza as duas direções que se cruzam do mandamento do amor: o amor a Deus na direção vertical e o amor ao próximo na direção horizontal.
E é na Cruz que devemos nos espelhar, não para procurar Aquele que morreu nela, mas aquele que através dela venceu a morte.

Encerrando as nossas atividades da Sexta-feira Santa, a comunidade participou da Adoração da Cruz, da Via-Sacra, onde com a coordenação dos coroinhas, jovens e catequistas pudemos relembrar o caminho do Cálvário. 






Em seguida, saímos pelas ruas  com a imagem  do Corpo do Senhor morto pelas ruas do bairro encerrando as celebrações daquele dia derradeiro.




Vigília Pascal
A Igreja, rica em sua tradição, diz que esta noite é em honra ao Senhor. Os fiéis trazendo na mão – segundo a exortação do Evangelho de Lucas  – a vela acesa, assemelham-se aos que esperam o retorno do Senhor, para, que, quando ele chegar, encontrá-los ainda vigilantes e os faça sentar-se à sua mesa.
A liturgia desta Vigília Pascal deve falar por si mesma. Com sensibilidade artística, deve-se representar o Mistério da nova luz que surge das trevas: Cristo que venceu a morte e o pecado. Os fiéis se unem a este Mistério, acendendo uma vela no Círio Pascal, quando de sua entrada triunfal na Igreja: é a participação da vida ressuscitada do Senhor.




















Após benzer a água e fazer o mergulho do Círio Pascal, que é o fogo novo que representa Cristo, o Sacerdote  asperge toda a assembléia com a água benta e em seguida é realizada a renovação das promessas do batismo.
Com muita alegria o Ministério de Música nos brindou com músicas e salmos interpretados com maestria.
   Mas, o que não poderíamos jamais deixar de destacar, além de toda a liturgia, que claro é o ponto central da celebração, foi a homilia proferida pelo Padre Júlio por ocasião da Vigília Pascal. Foram palavras guiadas pelo Espírito Santo que nos fez renovar e dar força para prosseguir neste mundo que nos prega o desânimo, que nos prega que o mal está vencendo o bem, este mundo que nos prega que vale muito mais o ter que ser. Não deixe de assistir novamente, pois a cada vez que assistimos renovamos mais e mais o nosso espírito. Ressuscitou! Aleluia!!!! Aleluia!!!


AGRADECIMENTOS
Queremos agradecer aos coordenadores  e integrantes das pastorais pela dedicação e disponibilidade no preparo das atividades e celebrações da nossa Semana Santa.
   Sabemos do esforço que todos tiveram no planejamento e execução, com esmero, de cada detalhe para que tudo saísse a contento e bem bonito para nossa comunidade. 
  Queremos agradecer também à comunidade que teve uma participação ativa e numerosa em todos os eventos. 
    Não poderíamos deixar de agradecer, ainda, ao nosso Padre Júlio, que além de coordenar todo o trabalho, nos brindou com maravilhosas homilias,  nos fazendo refletir bastante sobre este tempo de Paixão, Morte e Ressurreição.
   Enfim, a todos que de alguma forma colaboraram ou contribuíram para a  Semana Santa da Reitoria Nossa Senhora do Amparo o nosso muito obrigado e que Deus os abençoe.

(Todas as demais fotos (mais de 1.000) destes dias se encontram postadas na página "Galeria de fotos 2013".Prestigie, e se quiser, pode deixar o seu comentário.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário