Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A Diocese de Santos realizou a sua décima quarta Assembleia Diocesana de Pastoral, no dia 31 de outubro, no Liceu Santista, reunindo cerca de 250 agentes de pastorais, seminaristas, religiosos, diáconos e sacerdotes das 47 paróquias, distribuídas nas nove cidades da Baixada Santista.

A assembleia foi presidida pelo bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa,SDB, e teve como tema “Igreja acolhedora e missionária”, e como lema “vos sois o sal da terra e a luz do mundo”(mt 5,13-14). Também participou do encontro o bispo emérito de Santos Dom Jacyr Braido,CS.

A oração inicial e leitura da Palavra trouxeram a motivação para que todos se colocassem em atitude de oração, para celebrar a presença de Deus na caminhada de evangelização da Diocese de santos na Baixada Santista, e em comunhão com a igreja presente no mundo inteiro.
 
Após a oração inicial, o bispo diocesano falou sobre as urgências da evangelização, conforme as diretrizes da CNBB, o contexto particular da baixada santista, que devem nortear nossa ação pastoral nos próximos anos, e a convocação do papa Francisco para sermos uma igreja acolhedora, misericordiosa, em permanente estado de missão. 

Dentre os desafios pastorais, destacou a realidade do mundo do trabalho no maior porto da América latina; a pastoral do turismo, da pessoa idosa, do mundo da educação, além da realidade de extrema miséria e violência que afeta milhares de pessoas em nossas cidades.

Nos grupos, os agentes discutiram a pergunta: “Como sermos uma igreja acolhedora, missionária, misericordiosa na Baixada Santista?”. As respostas foram apresentadas em plenário, sendo também indicações que serão contempladas no plano de evangelização.


DEUS  ABENÇOE NOSSA DIOCESE







 








Nenhum comentário:

Postar um comentário