Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de maio de 2012

Domingo de Pentecostes


  No domingo passado, a Igreja celebrou o Pentecostes.
  Pentecostes era uma festa de grande alegria e ação de graças para os judeus por celebrar a colheita do trigo. Vinha gente de todas as partes: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e estrangeiros, quando também eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. 
      Era também chamada "festa das sete semanas" por ser comemorada sete semanas depois da festa da Páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia".
        No primeiro Pentecostes depois da Morte de Jesus, cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu com poder sobre os Apóstolos, tendo assim início a missão da Igreja no mundo. 
     O próprio Jesus tinha preparado os Onze para esta missão aparecendo-lhes várias vezes depois da sua ressurreição (cf. Act 1, 3). Antes da ascensão ao Céu, ordenou que "não se afastassem de Jerusalém, mas que aguardassem que se cumprisse a promessa do Pai" (cf. Act 1, 4-5); isto é, pediu que permanecessem juntos para se prepararem para receber o dom do Espírito Santo. E eles reuniram-se em oração com Maria no Cenáculo à espera do acontecimento prometido (cf. Act 1,14)


 Permanecer juntos foi a condição exigida por Jesus para receber o dom do Espírito Santo; pressuposto da sua concórdia foi uma oração prolongada. Desta forma, encontramos delineada uma formidável lição para cada comunidade cristã.

    E, nesse intuito, a nossa comunidade se preparou muito bem espiritualmente e fisicamente para este grande dia.
   Rezamos a novena do Divino Espírito Santo, que se iniciou na sexta-feira, dia 18, encerrando-a com a Missa de Sábado, no dia 26. 
    A comunidade também preparou a  Igreja para esta tão importante festa, ornamentando e colocando por todos os lados faixas e letreiros nos lembrando os dons e os frutos do Espírito Santo. 
  Obrigado àquelas pessoas que com muito carinho e disponibilidade se propuseram a este trabalho e que o Espírito Santo continue a iluminar e guiar a nossa Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário