A Diocese de Santos realizou a sua décima quarta Assembleia Diocesana de Pastoral, no dia 31 de outubro, no Liceu Santista, reunindo cerca de 250 agentes de pastorais, seminaristas, religiosos, diáconos e sacerdotes das 47 paróquias, distribuídas nas nove cidades da Baixada Santista.
A assembleia foi presidida pelo bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa,SDB, e teve como tema “Igreja acolhedora e missionária”, e como lema “vos sois o sal da terra e a luz do mundo”(mt 5,13-14). Também participou do encontro o bispo emérito de Santos Dom Jacyr Braido,CS.
A oração inicial e leitura da Palavra trouxeram a motivação para que todos se colocassem em atitude de oração, para celebrar a presença de Deus na caminhada de evangelização da Diocese de santos na Baixada Santista, e em comunhão com a igreja presente no mundo inteiro.
Após a oração inicial, o bispo diocesano falou sobre as urgências da evangelização, conforme as diretrizes da CNBB, o contexto particular da baixada santista, que devem nortear nossa ação pastoral nos próximos anos, e a convocação do papa Francisco para sermos uma igreja acolhedora, misericordiosa, em permanente estado de missão.
Dentre os desafios pastorais, destacou a realidade do mundo do trabalho no maior porto da América latina; a pastoral do turismo, da pessoa idosa, do mundo da educação, além da realidade de extrema miséria e violência que afeta milhares de pessoas em nossas cidades.
Nos grupos, os agentes discutiram a pergunta: “Como sermos uma igreja acolhedora, missionária, misericordiosa na Baixada Santista?”. As respostas foram apresentadas em plenário, sendo também indicações que serão contempladas no plano de evangelização.
DEUS ABENÇOE NOSSA DIOCESE