|
Sérgio Van-Opstal - coordenador da Campanha da Fraternidade na Reitoria Nossa Senhora do Amparo e Coordenador da Crisma dos Jovens |
"Fraternidade e Juventude"
Eis-me aqui, envia-me"
|
Jovens da Reitoria Nossa Senhora do Amparo na Abertura da CF durante a Missa da Quarta-feira de Cinzas |
A campanha da fraternidade, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é realizada anualmente pela Igreja Católica, no período da Quaresma. A cada ano é escolhido um tema, que define sob qual perspectiva a solidariedade será despertada em relação a questões que envolvem a "conversão" da sociedade.
É portanto, um "elo" entre a Igreja, fiéis e sociedade, evangelizando de forma ampla e despertando iniciativas sociais que respondam diretamente às reflexões e aos estudos realizados.
Este ano, vivemos um tempo da "Graça do Senhor", com a realização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, com a presença do Papa e da Semana Missionária, no mês de julho, que contará com a presença de milhões de jovens de todo o mundo. Teremos, pela segunda vez, uma campanha da Fraternidade trazendo o tema: "Fraternidade e Juventude", agora com o lema: "Eis-me aqui, envia-me!"
A Igreja do Brasil a partir do exemplo de Isaías, ousa olhar os jovens do Brasil com esperança: aposta no potencial positivo e transformador de uma juventude comprometida com o Evangelho e engajada na Igreja, na vida acadêmica, profissional e nas esferas de participação da sociedade.
O tema "juventude" não se restringe apenas ao aspecto cronológico da vida!
É muito mais abrangente: "Jovem é aquele(a) que sente o vigor de Deus, que revitaliza as pessoas, os ideais e estruturas sociais. Assumir a Campanha da Fraternidade significa abrir-se a acolher novas pessoas, idéias, projetos e maneiras alternativas para realizar o trabalho de evangelização.
É jovem a pessoa que se deixou tomar pelo amor próprio de Deus, pela força e seu vigor de amar, princípio da "conversão" desejada na Quaresma.
Neste contexto, a Igreja do Brasil convida a juventude para contribuir com a Igreja na contrução da "Civilização do amor". Assim, as portas da Igreja se abrem ainda mais para a juventude!
(Texto lido pelo Coordenador por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade na Reitoria N.Sa. do Amparo)