Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de abril de 2012


        Alguns significados importantes de nossa fé

    Através desta formação explicando a diferença entre Paróquia, Igreja, Matriz, Oratório, Capela, Catedral, Basílica e Santuário, vamos despertando o interesse por assuntos relacionados ao nosso cotidiano católico, e assim perceber a riqueza de nossa fé e a beleza de tantos significados existentes.
    a) Paróquia: é a divisão territorial ou pessoal de uma Diocese. É a comunidade de fiéis que se reúne em volta de um pároco, um sacerdote, cujo trabalho pastoral lhe é confiado pelo bispo de uma diocese e que ali exerce sob sua autoridade de pastor as instruções episcopais da sua jurisdição eclesiástica. Pode ser pessoal, agregando preferencialmente pessoas ligadas a alguma cultura, língua específica etc, ou territorial, agregando as pessoas mais fisicamente próximas ao templo. A paróquia não é uma igreja, não é um templo, mas uma organização diocesana, uma pessoa jurídica de Direito Canônico. A sede da paróquia é uma igreja (a matriz), e, em seu território, podem funcionar outras igrejas (sob a responsabilidade do pároco ou de outro sacerdote, chamado reitor), oratórios, capelas e mesmo outros locais provisórios de culto (que alguns chamam "comunidade", porém, inexistindo esse termo como designação de uma estrutura paroquial).
    b) Igreja: é o templo católico mais comum, e que se caracteriza por ser de acesso público: todos podem nele ingressar. Pode ser sede de uma paróquia ou não. Assim, em uma paróquia podem existir várias igrejas. O sacerdote responsável por uma igreja paroquial chama-se pároco, e o responsável por uma igreja não-paroquial chama-se reitor. 
   c) Matriz: é a igreja que é sede de uma paróquia. 
   d) Oratório: é o templo católico que se caracteriza pelo acesso restrito dos fiéis, pois é ligada, geralmente, a um colégio, um hospital, um instituto de vida consagrada ou sociedade de vida apostólica. É erigido em favor de uma determinada comunidade ou grupo (as pessoas dos tais colégio, hospital etc), sendo que os demais fiéis só podem ser admitidos nele com o consentimento do superior. Na linguagem popular, chama-se de capela, o que, na verdade é outra coisa. 
   e) Capela: canonicamente falando, é o lugar sagrado autorizado pela autoridade eclesiástica em favor de uma ou mais pessoas físicas, i.e., um pequeno templo ou altar em alguma residência particular, para a celebração de atos de culto.
    f) Catedral: é a igreja principal da Diocese. Significa "sede do bispo" (sé) e sua origem vem da palavra cátedra, cadeira, que é o símbolo da missão de ensino e de governo do pastor da diocese, o senhor bispo. É dela que ecoa a palavra do episcopado. É o centro da vida diocesana.  Graças a esse status que encontraremos na Catedral de uma diocese as principais festas litúrgicas sob a presidência do bispo pela sua cátedra. É também na catedral que são sepultados os bispos de cada diocese. 
   g) Basílica: é um título concedido pelo Vaticano a algumas igrejas que se destacam pela sua importância em antiguidade, por serem centros de peregrinação, por possuírem alguma relíquia de um ou mais santos, por possuir grande influência na vida espiritual de uma jurisdição eclesiástica etc. O nome basílica provém aproximadamente do séc. IV d.C. como uma apropriação de edifícios públicos romanos para realização dos serviços de culto cristão. Normalmente tem um grande porte que ressalta suas qualidades de centro espiritual. 
   h) Santuário: é um lugar sagrado, templo ou não, que possui acentuada característica de piedade e que se torna para a vida da comunidade uma fonte de peregrinação e de santificação. Pode possuir uma relíquia de algum santo, pode ser consagrado à alguma devoção particular da fé católica etc. Normalmente é objeto de grande apreço para os fiéis devotos que dele fazem um local de constante meio de santificação através do uso constante dos sacramentos.

Fonte de pesquisa: Silvio L. Medeiros e Rafael Vitola Brodbeck - www.portaldamisericordia.com.br
Foi postado na Página "Vídeos"  um filme da Celebração em 26 Nov 11, no Seminário São José, em comemoração aos 50 anos de Sacerdócio do Padre Júlio.
Ficou maravilhoso,  vale a pena conferir. 

sábado, 28 de abril de 2012

EMOÇÃO E SAUDADE

Este sábado foi marcado de muita emoção na partida do nosso Reitor Emérito Mons. Crescenti.
Na Missa de Corpo Presente, presidida por D. Jacyr Francisco Braido, a emoção de seus familiares, sacerdotes, diáconos, seminaristas e amigos que se despediram com lágrimas nos olhos e saudade no coração. Mons. Crescenti foi reitor da Igreja N. Sra. do Amparo de 2000 a 2008, onde com amor e devoção a N. Sra. cuidou do rebanho a ele confiado, reformou a nossa igreja com coragem e confiança na "Providência Divina" como ele mesmo dizia.



A TI MONS. CRESCENTI A NOSSA ETERNA GRATIDÃO POR TUDO QUE FEZ, PELO CARINHO A NÓS DISPENSADO E PELA PRESENÇA ATIVA NA COMUNIDADE.
Confiantes na Misericórdia Divina, fique em Paz e que o Senhor o Ilumine.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

CURSO PARA COROINHAS

     Estão abertas as inscrições para o curso de coroinhas.
   O Curso já teve seu início no dia 15 de abril, mas ainda temos algumas vagas. 
  Poderão inscrever crianças de 08 a 12 anos, que estejam fazendo a catequese ou que já tenham feito a Primeira Comunhão.
   O curso é realizado todos os domingos das 15h30 às 17h00.
  Maiores informações, procurar a Irmã Reena ou a Secretaria da Igreja. 

domingo, 22 de abril de 2012

FEIRA DA SAÚDE


 Em sintonia com a Campanha da Fraternidade,  que tem como tema:  "Que a saúde se difunda sobre a terra", a nossa comunidade com o apoio do nosso amigo, Gilberto do Laboratório, realizou neste domingo a Feira de Saúde. 

Diversas pessoas procuraram os nossos serviços de aferição da pressão arterial e da medição da glicemia.

    Como é bom saber que a nossa comunidade além da saúde espiritual, também se preocupa com a saúde física. 
 Nosso muito obrigado ao Gilberto do Laboratório, à pastoral da saúde pelo apoio e a todos os voluntários que trabalharam em prol do evento. 
"Unidos  seremos sempre mais"   

sábado, 21 de abril de 2012


AS CORES LITÚRGICAS
     Uma das grandes curiosidades com relação à missa é a alternância nas cores da estola do padre, na toalha que cobre o altar ou nas cores de outras peças usadas na liturgia.
     Há quem imagine que a tonalidade é escolhida de acordo com a preferência do padre ou da equipe litúrgica.
  "A diferença das cores nas vestes sagradas tem a finalidade de expressar, bem como no uso externo, a característica particular dos mistérios da fé que vão ser celebrados e o sentido da vida cristã no longo caminho em curso do ano litúrgico " 
   No primeiro milênio, sempre foi usado o branco natural. A partir do século XII em Roma se fixou as cinco cores litúrgicas:
   A) BRANCO: Sentido: Inocência, pureza, festa, alegria, começo de uma vida nova (batismo), luz. Uso: Páscoa, Natal, festas e memórias da Virgem Maria, santos não mártires, Cátedral de S. Pedro e outros. 
   
    B) VERMELHO: Sentido: Sangue derramado dos mártires pela fé e por Cristo na cruz, do fogo (presença do Espírito Santo), da força e da realeza. Uso: Domingo da Paixão e Sexta-feira Santa, Pentecostes, festa dos Apóstolos e Santos mártires.

    C) VERDE: Sentido: Esperança na vida eterna que deve sempre se renovar, assim como, a natureza sempre reverdeja. Uso: Tempo comum.

    D) ROXO OU PRETO: Sentido: Penitência e mortificação, luto pela perda de alguém, conversão. Uso: Tempo do Advento e da Quaresma, fiéis defuntos.

    E) ROSA: Sentido: Alegria pela vinda do Messias e alegria pela salvação que Cristo realizou. Uso: 3º Domingo do Advento (Gaudete) e 4° Domingo da Quaresma (Laetare).
   A Igreja Oriental usa somente duas cores, o vermelho para os mortos e o branco para os outros casos. 
FONTE: IGMR 307 (Instrução Geral do Missal Romano)

quinta-feira, 19 de abril de 2012


A VELA: O Significado Católico

     A vela tem um significado profundo e singelo ao mesmo tempo. Como só ilumina quando se consome, lembra nosso aniquilamento para ser luz do mundo: só poderemos fazer brilhar o Evangelho em nossas vidas se nos gastarmos por Cristo. Por isso, ela é usada em muitos atos litúrgicos e extra-litúrgicos.

   Qual o sentido das velas do altar? Nós as acendemos durante a Missa para mostrar que somos como elas, que se consomem quando prestam seu serviço. Assim devemos ser nós: cumprir nossa missão (a da vela é iluminar e aquecer) e, para isso, nos gastar (para iluminar e aquecer, a vela vai se consumindo, se destruindo). Mais ainda, a consumação da vela representa a entrega de Cristo por nós, pois foi morrendo que nos deu a vida eterna. Ora, a Missa não é justamente a Cruz tornada presente? Nada mais coerente do que ter as velas se consumindo no altar como lembrança do sacrifício que se realiza, como sinal do que está acontecendo. O "sacrifício" da vela é um símbolo do sacrifício de Jesus que se imola por nós na Missa. E também um símbolo dos nossos sacrifícios, meritórios se unidos ao de Cristo.

   O mesmo pode ser dito da vela que se acende durante a Exposição do Santíssimo, uma vez que, embora não seja um sacrifício, continua a adoração que prestamos a Deus, iniciada na Missa: só há adoração a Cristo Eucarístico porque houve, em algum tempo, uma consagração mediante a qual se conseguiu o Corpo de Jesus a ser colocado no ostensório ou na âmbula. Essa prolongar da adoração, que une, misticamente, a Missa e a Exposição, é simbolizado pela vela.

   Outrossim, ainda no uso litúrgico, a vela pode significar a iluminação, como quando o fiel a recebe em seu Batismo. De fato, pelo Batismo somos iluminados pela graça. Deus, a Luz verdadeira, vem em nossa alma morar.

   Já a vela para devoção pessoal é uma faculdade, como toda oração privada, não oficial. Ainda assim, é sumamente recomendada que a usemos nas mais variadas situações - quer para simbolizar o sacrifício de Cristo, quer para significar a nossa consumação diante de Deus, quer, ainda, para representar a luz que de Deus procede (mesmo que mediante seus santos, e, sobretudo, a Santíssima Virgem). Podemos usá-la para o cumprimento de um voto feito a Deus ou aos santos.

   Acender velas pelos mortos é um modo, outrossim, de, simbolicamente, desejar-lhes a luz, a Luz Eterna, que é Deus. 
(Fonte: www.esclarecimentocatólico.blogspot.com) de Carlos Scapin da Equipe de Leitores

domingo, 15 de abril de 2012

JANTAR DANÇANTE

  A nossa Comunidade já está preparando com muito carinho o Jantar dançante em comemoração ao Dia das Mães. 
      Vai ser um evento bem descontraído, com muita diversão, dança e comida gostosa. 
       Você não pode perder este momento de confraternização. Venha, traga a sua família e os seus amigos. 
Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria da Igreja ou com os coordenadores de pastorais.

sábado, 14 de abril de 2012

A Poesia Suave de Jesus


O evangelho de Jesus é um poema à simplicidade. Não requer explicações metafísicas nem elasticidade filosófica para entendê-lo. 
“Olhai as aves do céu; não semeiam nem ceifam, mas nosso Pai Celestial as alimenta.” 
É a lição do desprendimento.

“Aquele que põe a mão no arado e olha para trás, não está apto ao reino de Deus.”
É a lição da perseverança.

“Aquele que estiver sem pecado que atire a primeira pedra.”
É a lição da auto-análise.

“Quando fordes convidados para um banquete, senta no último lugar.”
É a lição da humildade.

“Aquele que quer ser o maior, que seja o que mais serve.”
É a lição da caridade.

“Vinde a mim todos vós que estás aflitos e sobrecarregados , e eu vos aliviarei.”
É a lição do acolhimento.

“Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.”
É a lição da delicadeza.

“Reconcilia-te com o teu inimigo, enquanto estás a caminho com ele.”
É a lição da paz.

“Saiu o semeador a semear sua semente.”
É a lição do trabalho.

“Para entrar no reino do céu é necessário nascer de novo.”
É a lição da volta.

"O filho do homem veio para servir, e não para ser servido."
É a lição da nobreza.

“Seja o vosso falar , sim sim e não não.”
É a lição da firmeza.

“Tratai a todos como gostarias de ser tratado.”
É a lição da justiça.

“Vai e não peques mais!”
É a lição da resistência.

“Lázaro, levanta-te e anda!”
É a lição da fé.

Procure Jesus nas coisas simples; na lágrima, no afago, na alegria pura, no trabalho honesto, no gesto fraterno, no poema à vida, enfim, em tudo que eleva e ilumina. Por isso é tão difícil para a ciência e para a filosofia encontrá-lo.

(Texto de Luiz Gonzaga Pinheiro.)

TERÇO DOS HOMENS

Há quase dois anos, os homens da nossa comunidade se reúnem nas segundas terças-feiras de cada mês para rezar o Terço dos Homens. O Terço dos Homens, embora pareça ser um movimento novo em nossas comunidades, foi criado no nordeste desde o ano de 1936 e não consiste simplesmente na reza do terço. O ritual original e que é seguido pelo nosso terço, faz a procissão com a entrada da Imagem de Nossa Senhora, o rosário e a Bíblia; é feito o cumprimento dos companheiros, o que é um momento muito especial, principalmente quando cantamos o seguinte refrão: 
- "Boa noite companheiro, pois Maria te mandou, para rezar o Terço dos homens com Jesus o Salvador". - "Olhe agora para o lado, abra o seu coração, diga olá meu companheiro, aceite um aperto de mão". Após a acolhida, invocamos o Espírito Santo para nos fortalecer neste momento de oração e em seguida buscamos nossa reconciliação com Deus, fazendo o Ato Penitencial.  Para melhor compreensão da palavra de Deus, é escolhido um texto Bíblico, preferencialmente dentro do Tempo Litúrgico vivido e em seguida é realizada uma reflexão sobre a Palavra proclamada. Neste momento, com o coração limpo, invadido pelo Espírito Santo e mergulhado na Palavra de Deus, damos início ao Terço cantando sempre entre os mistérios as estrofes do Hino do Terço dos Homens que tem este maravilhoso refrão:
Oh! Mãe e Rainha, do santo Rosário,
Mãe admirável, Mãe do Santuário,
O mundo sem fé na dor se consome,
ajuda este mundo com o terço dos homens.
Encerramos cumprimentando os companheiros que vêm pela primeira vez e os aniversariantes do mês. 
    A partir deste mês de abril, chegamos a um consenso que  o Terço é uma grande Graça concedida em nossas vidas para rezá-lo apenas uma vez por mês e decidimos que o faremos em todas as terças-feiras e vocês estão  convidados a participar conosco deste momento de graça e louvor à nossa mãe querida.



ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS


Os catequistas da Reitoria durante o encontro na Paróquia N.S Perpétuo Socorro



O “Projeto de Iniciação à Vida Cristã de Jovens e Adultos – I.V.C.ja!” começou a dar seus primeiros passos, principalmente através da Semana Catequética para Evangelizadores, que já foi realizada no mês de março.
No dia 09 de abril, foi realizado em São Vicente, na Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro - Rio Branco o “Encontro de Formação para Catequistas”

  Neste primeiro Encontro de Formação, teve como objetivo identificar melhor qual é o publico alvo que encontramos em nossas Comunidades e  que precisa percorrer esse caminho de Iniciação à Vida Cristã.

  No segundo Encontro, marcado para o dia  07/05, iremos nos debruçar um pouco mais sobre quem é que vai assumir esse compromisso tão urgente para a nossa Igreja hoje.
    Em 19 de agosto, nossos catequistas estarão presentes na grande Assembléia Diocesana de Catequistas , onde poderemos, juntos, decidir alguns passos concretos para a efetiva realização do “Projeto de Iniciação à Vida Cristã de Jovens e Adultos – I.V.C.ja!”.


Aos Catequistas nossos parabéns por mais um passo na formação e nosso muito obrigado pela disponibilidade e amor às nossas crianças.

 A Comissão para a Animação Bíblico -Catequética está a cargo do Pe. Luís Gonzaga Bolinelli - Assessor Eclesiástico da Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética (AB-C)
FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA
    As leituras deste segundo domingo da Páscoa giram em torno desse tema, começando com a oração de abertura repetida no Salmo, e culminando na passagem do Evangelho em que Jesus apareceu aos discípulos no Cenáculo, mostrou-lhes as mãos e seu lado traspassado.
   Sabemos que o fundamento teológico da devoção ao Coração de Jesus é o Seu Coração traspassado pela lança, do qual brotaram sangue e água; o sangue que regenera a vida da graça, e a água que nos purifica de nossos pecados. Quando contemplamos a imagem de Jesus misericordioso, vemos que    Ele se mostra precisamente com o Coração traspassado, do qual surgem dois raios: um vermelho, que simboliza o sangue derramado, e o outro branco, que simboliza a água que nos purifica no nosso Batismo. Este quadro é relativo à Festa da Divina Misericórdia, celebrada no segundo domingo de Páscoa.   
    Os escritos dos Santos Padres comparam esses sinais ao nascimento da Igreja do lado aberto de Cristo.
      A festa da Divina Misericórdia foi instituída pelo Papa Beato João Paulo II em abril de 2000. E em 29 de junho de 2002, com um novo decreto, acrescenta a esta festa uma indulgência plenária. Assim, o já chamado “domingo in Albis” (em branco, recordado pelas vestes dos que haviam sido batizados na noite de Páscoa) tornou-se o Domingo da Divina Misericórdia.
    Neste domingo, a nossa comunidade estará celebrando a Festa da Divina Misericórdia com uma Hora Santa a partir das 15h30,  e a seguir,  às 17h00, uma Missa festiva em honra ao Divino Coração Misericordioso. Contamos com a presença de todos.

(Fonte: Blog São Tiago Apóstolo)

sexta-feira, 13 de abril de 2012

SEMANA SANTA - AGRADECIMENTO

    Queremos agradecer aos coordenadores  e integrantes das pastorais pela dedicação e disponibilidade no preparo das atividades e celebrações da nossa Semana Santa.
   Sabemos do esforço que todos tiveram no planejamento e execução com esmero de cada detalhe, para que tudo saísse a contento e bem bonito para nossa comunidade. 
  Queremos agradecer também a toda comunidade que teve uma participação ativa e numerosa em todos os eventos. 
    Não poderíamos deixar de agradecer ainda ao nosso Padre Júlio, que além de coordenar todo o trabalho, nos brindou com maravilhosas homilias,  nos fazendo refletir bastante sobre este tempo de Paixão, Morte e Ressurreição.
   Enfim, a todos que de alguma forma colaboraram ou contribuíram para a  Semana Santa da Reitoria Nossa Senhora do Amparo o nosso muito obrigado e que Deus os abençoe.

Conselho Pastoral de Liturgia.
   

segunda-feira, 9 de abril de 2012


Morte!!!  Onde estais ó morte???

E  L  E        R E S S U S C I T O U!!!!



Aleluia! Aleluia!!

PRESENTE DE PÁSCOA





 Depois de uma Semana Santa repleta de atividades e cheia de bençãos,  nossa comunidade recebeu no Domingo de Páscoa um presente muito especial. Não podemos nem dizer que foi uma visita, mas foi um reencontro com o nosso irmão de comunidade, o Padre Lucas, que nos presenteou com uma maravilhosa Celebração às 19 horas.
   Padre Lucas que permaneceu junto com o Padre Nil por quase um ano em nossa comunidade, deixou marcas em nossos corações. Com a sua paciência, bondade,  e desprendimento soube cativar  cada um de nós com o seu jeitinho tímido de ser.

    Enquanto esteve aqui na Reitoria de Nossa Senhora do Amparo, soube coordenar como poucos os trabalhos pastorais,  presidir com fervor e alegria as suas celebrações e principalmente nos tocar profundamente com as suas homilias.
        Há pouco tempo o Padre Lucas recebeu a Paróquia de São Tiago Apóstolo em Santos e temos certeza que as suas qualidades estão desabrochando cada vez mais para levar outros corações em direção ao Senhor Jesus. 
         Padre Lucas, obrigado pela presença, as portas da nossa casa continuarão sempre abertas para o Senhor e que Nossa Senhora do Amparo continue a abençoar o seu sacerdócio e sua Vida.

ENCONTRO NACIONAL DO TERÇO DOS HOMENS

O terço dos homens convida toda comunidade para participar da romaria para a cidade de Aparecida/SP onde acontecerá no Santuário de Nossa Senhora o Encontro Nacional do Terço dos Homens. 
  • Saída da Igreja do Amparo: Dia 19 de maio 2012 (Sábado), às 23 horas.
  • Retorno: Saída de Aparecida dia 20 de maio de 2012 (Domingo), às 14 horas.

Toda a família está convidada

Maiores detalhes com Sr Carlos 3463-2850/9104-5213
        Se encontra postado na página "Videos" o  vídeo da Procissão do Enterro. O Vídeo foi gravado e editado pelo Anselmo. Está muito lindo, vale a pena dar uma olhada.
             As fotos também já estão postadas na Galeria de fotos.

sábado, 7 de abril de 2012

     Se encontra postado na página "Videos" um  vídeo da Adoração ao Santíssimo Sacramento realizada pelo Grupo da Catequese e Coroinhas na Sexta-feira Santa e um vídeo da Dança realizada pela Escola de Dança da Reitoria Nossa Senhora do Amparo por ocasião da Missa do Domingo de Páscoa às 09h00.
Vale a pena conferir!


   E como de costume, já se encontra na Página "Homilia do final de Semana", as homilias proferidas pelo nosso Padre Júlio na Missa da Vigília Pascal e na Missa das 09h00 do Domingo de Páscoa.
   Como é bom ouvir a Palavra de Deus e aprender um pouco mais com as palavras sábias do Padre Júlio !!!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

BLOG AMIGO

      Queremos recomendar à nossa comunidade o Blog da Paróquia São Tiago Apóstolo, do nosso querido Padre Lucas. Está muito legal e também tem bastante matérias para a nossa evangelização.
     Vamos acessar através www.saotiagoapostolo.blogspot.com.
     Ao Padre Lucas e à sua comunidade o nosso caloroso abraço.

Jejum e Abstinência

   Sexta-feira da paixão é dia de Jejum e abstinência.  Mas,tão importante quanto abster-nos de carne ou jejuar de comida...
Jejuemos de julgar os outros e descubramos Jesus que vive neles;
Jejuemos de palavras que ferem e fartemo-nos de frases que purifiquem;
Jejuemos de descontentamentos e vivamos cheio de gratidão;
Jejuemos de ofensas e injúrias e  fartemo-nos  de mansidão e paciência;
Jejuemos de pessimismo e vivamos com esperança e otimismo;
Jejuemos de preocupações e aumentemos nossa confiança em Deus;
Jejuemos de lamúrias e queixas e contentemos com as coisas simples da vida;
Jejuemos de pressões e inundemos em orações;
Jejuemos de tristeza e amarguras e enchamos o nosso coração de alegria;
Jejuemos de egoísmos e nos enchamos de compaixão pelos outros;
Jejuemos de rancores e nos fartemos de atitudes de reconciliação;
Jejuemos de palavras e vivamos de silêncios par escutar a outros;
Jejuemos de pensamentos de fraqueza e  nos fartemos  de promessas que inspirem;
Jejuemos de tudo que nos afaste de Jesus e procuremos tudo o que d'Ele nos aproxime;
Se todos vivermos este Jejum, nossa páscoa e nossos dias se inundarão de paz, amor e confiança.
Que os nossos corações se abram com este jejum para receber Jesus Ressuscitado.
Amém.


quarta-feira, 4 de abril de 2012

Vamos Refletir?


   Um jumentinho, voltando para sua casa, todo contente, fala para sua mãe:
  - Fui a uma cidade, e quando lá cheguei, fui aplaudido, a  multidão gritava alegre, estendia seus mantos pelo chão... 
 Todos estavam contentes com minha presença. 
  Sua mãe questionou se ele estava só... 
  E o burrinho disse: Não, estava levando um homem com o nome  de Jesus.
  Então, sua mãe falou:
  - Filho, volte a essa cidade, mas agora sozinho.
 Quando retornou a essa cidade sozinho, todos que passavam  por ele, fizeram o inverso, maltratavam, xingavam e até mesmo batiam nele.
 Voltando para sua casa, disse para sua mãe:  
 - Estou triste, pois nada aconteceu comigo. Nem palmas, nem  mantos, nem  honra... Só apanhei, fui xingado e maltratado. Eles não me  reconheceram, mamãe...
  Indignado o burrinho disse a sua mãe:  
 - Porque isso aconteceu comigo? 
 Sua mãe respondeu:
  - Meu filho querido, você sem JESUS é só um jumento. 

DOMINGO DE RAMOS


 Nossa comunidade celebrou com muita alegria e devoção o Domingo de Ramos. O momento mais marcante foi quando às 18h30, após a benção dos ramos que ocorreu no largo do Cemitério Metropolitano, todos participamos de uma linda procissão até à Igreja, onde foi realizada a Celebração Eucarística.
    Nosso muito obrigado aos coordenadores e às suas pastorais que auxiliaram com zelo, presteza e dedicação.  
    As outras fotos se encontram na galeria ao lado.



MONS. JOSÉ GERALDO CAIUBY CRESCENTI
REITOR EMÉRITO DA REITORIA N. SRA. DO AMPARO

No último dia 30/03, estivemos em visita ao Mons. Crescenti na Casa São José, onde se encontra desde a sua saída da Reitoria.
Mons. está bem, um pouco cansado é verdade, mas aparentemente bem, e com o mesmo bom humor de sempre. Ficou muito felíz com a nossa visita, sentadinho em seu escritório demonstrava alegria e satisfação por estarmos ali dispensando a ele um pouco da atenção que sempre dispensara a nós, comunidade do Amparo.
Mons. Crescenti, somos gratos por tudo que fizera por nossa comunidade e em particular por cada um de nós, terá sempre em nossos corações, um lugarzinho só seu.

AO SENHOR NOSSO MUITO OBRIGADO.
QUE DEUS O RECOMPENSE POR TUDO QUE FOSTES PARA NÓS.

domingo, 1 de abril de 2012

Homilia do Final de Semana

    Já se encontra  postado a Homilia proferida pelo Padre Julio na Missa das 19h00 do Domingo de Ramos. 
    Vamos nos degustar mais um pouquinho com as sábias palavras de nosso Reitor.

Liturgia Diária

    A partir de agora nossa comunidade pode contar com mais um serviço de evangelização do nosso Blog. Basta Clicar na página "Liturgia Diária" ao lado e você será direcionado diretamente para a leitura da Liturgia do dia.
      É mais um motivo para ler e meditar a Palavra de Deus.
      Será uma excelente ferramenta também para os nossos leitores se ambientarem com a palavra que vão proclamá-la nas diversas celebrações.

Preparação para o Domingo de Ramos


   Nossos sinceros agradecimentos às Pastorais que enviaram seus agentes para ajudar na ornamentação da Igreja para o Domingo de Ramos. A nossa Igreja ficou maravilhosa. Obrigado pela disponibilidade aos que  nos ajudaram e que Deus os abençoe.
 

PROCISSÃO DO ENCONTRO


Nesta Sexta feira, nossa comunidade celebrou com duas procissões e uma encenação ao vivo o encontro doloroso de Maria com Jesus a caminho do Calvário.
     Foi um momento inigualável quando, no presbitério da Igreja, se deu o encontro de Jesus e Maria. O silêncio que pairava no ar foi algo que parecia celestial. A emoção tomou conta e  muitos fiéis não contiveram suas lágrimas. Naquele momento podia se ouvir o coração da assembléia se juntar ao coração sofrido de Jesus e Maria. 

    Que este encontro possa nos ajudar a sermos verdadeiras criaturas de encontro e ainda ser   a porta de abertura do nosso coração para vivenciar com piedade, fervor e devoção esta Semana Santa que se inicia.
       As outras fotos das procissões e do encontro na Igreja se encontram na nossa galeria de fotos.

NOTÍCIAS DA COMUNIDADE


  

       1. Nesta semana estará reaberta a parte de cima da Igreja (coro), de onde os fiéis poderão continuar a participar das missas com mais conforto, pois, tendo em vista o crescimento da comunidade, na maioria das missas, há necessidade de que as pessoas se acomodem no referido local. Como a visão ficava muito prejudicada pela assembléia e pelo Presidente da Celebração, resolvemos tirar o muro e colocar o vidro. Aproveitamos a oportunidade e reformamos também as escadas que dão acesso ao coro.  Ficou um excelente trabalho.

2. Como havia sido prometido no ano passado pelo Padre Júlio, foi adquirida a imagem do Senhor Morto, que vai ser levada na procissão da Sexta-feira Santa e depois ficará exposta durante todo ano em nossa Igreja.

É o dízimo da comunidade se fazendo valer em prol da Comunidade.