Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PUROS DE CORAÇÃO

Tornemo-nos crianças perante o Senhor Nosso Deus. Com pureza e inocência, próprios de uma criança, abandonemo-nos confiantes nos braços de Jesus que nos guia e ilumina os nossos passos. Neste início quaresma, façamos, cada um de nós o nosso propósito com a inocência de uma CRIANÇA.

Oração dos bebês: “Quiido papai du céu, pur favor põe batante zuizo na zente gande. Ensina eles a respeitá os bicinhos, os rios, as paias e todo ar du céu, pa zente nun picizá de inalação nem inzeção que cura dodói e faz oto dodói. Ensina eles a nun bigá, nun fazê tanta cara feia i nun jogá tanta bomba. Nun deça tanta zente sem cazinha, sem papai, sem mamãe e sem papinha. Ensina eles, papai do céu, a ficá bem quetinho nu seu colinho, que cura tudo dento du coração. Tem pacênça, papai du céu, eles apende. Assim, a zente vai podê te futuio nessa terra linda que ocê deu pa nóis ! Muito bigado, amém, um bezu di todos us bebês nu seu coração.”

VIA SACRA 2012




Neste tempo quaresmal, relembramos o sofrimento de Jesus percorrendo as estações por onde passou. A cada estação uma meditação, um sentimento de dor, o qual Nosso Senhor passou por cada um de nós. Vamos juntos neste "Tempo" refletirmos sobre nossa caminhada com Jesus, participando da Via Sacra. Toda Sexta-feira às 18h30m aqui mesmo, na Reitoria Nossa Senhora do Amparo. Todos estão convidados a percorrer conosco este caminho que nos convida à CONVERSÃO.
Esperamos por vocês!

01/03 Missa dos Enfermos


A comunidade da Reitoria N. Sra. do Amparo convida a todos a participarem da Santa Missa dos Enfermos, sempre na quinta-feira do mês às 17h. Quem tiver aquele parente, amigo ou simplesmente um conhecido que encontra-se enfermo, traga-os também para receber a Unção dos Enfermos. É sempre muito bom estar aberto às Graças de Deus.
Esperamos por vocês!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

MOMENTO LITÚRGICO 2



SÍMBOLOS, RITOS E GESTOS QUARESMAIS






São vários os símbolos, as atitudes e iniciativas humanas e religiosas que acompanham e enriquecem o tempo da Quaresma, no qual, como em toda preparação, já saboreamos de certa forma a festa da Páscoa que virá. Por exemplo:



A cor roxa, as cinzas e a cruz, lembram o caráter de penitência e conversão próprio deste tempo. Isto se manifesta também no visual do espaço litúrgico, despojado, sóbrio e "vazio" nos ajuda a esvaziar o coração para preenchê-lo com a Palavra, que é luz para nossos passos e que nos converte.



O jejum nos orienta a dar mais atenção á Palavra de Deus. A fome que sentimos (quando fazemos jejum) pode simbolizar e evocar a fome que temos da Palavra de Deus. É tempo forte,portanto, de escutar a palavra, pois através dela vamos conhecer os desejos de Deus e praticar a sua vontade.



Neste tempo forte da vida da Igreja intensificamos nossa vida de oração, na forma de súplicas, pedidos de perdão, intercessão, agradecimento, compromissos de fé, melhor participação na comunidade, etc... É um tempo próprio para, nas comunidades, participarmos de alguma celebração penitencial (individual ou comunitária). Sobre estas três atitudes - jejum, esmola e oração - os Padres Santos fazem muitas referências. recordemos algumas:



"O que a oração pede, o jejum alcança e a misericórdia recebe. Oração, misericórdia, jejum: três coisas que são uma só e se vivificam reciprocamente" (São Pedro Crisólogo).



"Não tem mérito nenhum negar o alimento ao corpo se no coração não se renuncia à injustiça e se a língua não se abstém da calúnia! (São Leão Magno).



"A esmola só será autêntica se a ajuda material estiver unida ao perdão das ofensas" (Santo Agostinho).



Podemos expressar nossa vontade de participar da caminhada sofrida de Jesus (vítima da violência, de ontem e de hoje), partipando de procissões (de ramos, do encontro, do Senhor morto), via-sacra, círculos bíblicos, etc...



Expressamos o "clima" próprio deste tempo forte da vida da igreja também através da música e do canto. Há uma música própria e cantos que caracterizam este tempo. "Cantar a Quaresma é, antes de tudo cantar a dor que se sente pelo pecado do mundo, que, em todos os tempos e de tantas maneiras, crucufica os filhos de Deus e prolonga assim a Paixão de Cristo. O canto da quaresma nos inspira e anima a assumir, com mais garra do que nunca, a Cruz de Nosso Senhor Jesus cristo. Pela participação em seus sofrimentos, isto é, 'obedientes ao Pai e comprometidos com os irmão até o fim' 'cheguemos à glória da sua ressurreição' (cf Fl 3, 10-11)". Para ajudar nesta vivência, é aconselhavel também que se evite na Quaresma o toque de instrumentos musicais, como baterias e atabaques. Também não cantamos o "glória" e o "aleluia".



A cruz pela qual fomos marcados no Batismo, deve ser destacada. Ela lembra que somos descípulos de Jesus, que superou o fracasso humano da cruz com um amor que vence a morte.



A comunidade deve maior experiência da misericórdia de Deus através do Sacramento da Reconciliação, de celebrações penitenciais e também de retiros.



A todos uma quaresma de muita oração e conversão.



"Convertei-vos e credes no evangelho"



Conselho Pastoral de Liturgia - Ricardo

INÍCIO DA QUARESMA





















A quarta-feira de cinzas é marcada pelo enorme número de fiéis que compareceram a Santa Missa de cinzas, onde se dá também a abertura da Campanha da Fraternidade 2012.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ANIVERSARIANTES 20 A 26/02

21/02 - Maria Adriana de Lima
21/02 - Priscila Ida Solano
23/02 - Angela de Lima Souza
23/02 - Fabiana dos Santos
24/02 - Ana Maria Pereira
24/02 - Elizete Gomes
25/02 - Antonio Barbosa Silva
25/02 - Rosana Bezerra
26/02 - Suzete Lino Monteiro

QUE DEUS VOS ABENÇÕE E GUARDE!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

MOMENTO LITURGICO - 1

Caríssimos irmãos, a partir de hoje, a cada semana iremos refletir neste blog sobre vários pontos de nossa liturgia, incluindo os seus ritos, os seus símbolos, as suas peculiaridades e muito mais...

Queremos fazer um caminho passo a passo bem unidos a todos e neste caminhar, vamos crescendo tanto em espiritualidade como no sentido de comunidade.

Estamos às vésperas de iniciarmos a Quaresma, e queremos fazer a mesma pergunta que os discípulos dirigiram a Jesus. A pergunta é justamente sobre a forma de "preparar" a Páscoa.

Pois bem, para qualquer festa importante, a gente costuma se preparar. E quanto mais importante a festa, mais tempo leva a preparação. Na própria preparação já se começa a viver a festa.


O QUE É A QUARESMA?


Nós cristãos celebramos todo ano a festa da Páscoa: a morte e ressurreição de Jesus e também a nossa. É a maior de todas as festas. A mais importante... Grande demais para ser preparada em apenas 3 dias ou 1 semana. Por isso, estendemos a sua preparação para quarenta dias. Daí Quaresma, período de quarenta dias, que vai da quarta-feira de cinzas até a quinta-feira santa pela manhã.

Os textos litúrgicos que rezamos durante o tempo da Quaresma são belíssimos e nos conduzem ao verdadeiro espírito deste "tempo favorável". Poderíamos citar muitos, mas o espaço não nos permite. Citemos portanto apenas o Prefácio da Quaresma V (Missal Romano, pág. 418) como síntese de toda esta riqueza:

"Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação louvar-vos, Pai Santo, rico em misericórdia, e bendizer vosso nome, enquanto caminhamos para a Páscoa, seguindo as pegadas de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor Nosso, mestre e modelo da humanidade, reconciliada e pacificada no amor.

Vós reabris para a Igreja, durante a Quaresma, a estrada do Êxodo, para que ela, aos pés da montanha sagrada, humildemente toma consciência de sua vocação de povo da aliança. E, celebrando vossos louvores, escute vossa Palavra e experimente os vossos prodígios.

Podemos encontrar neste Prefácio todos os elementos que caracterizam não só a liturgia deste Tempo, mas especialmente a sua teologia, a sua espiritualidade e a sua pastoral. Voltamo-nos para Deus, "Pai Santo, rico em misericórdia", relembramos a grande experiência do Êxodo, da Aliança, da libertação e da nova terra; assumimos nossa atitude de povo peregrino, ouvintes da Palavra, povo amado e escolhido por Deus; nosso modelo é Cristo, cuja morte e ressurreição celebramos de forma mais intensa neste tempo. Enfim, a Quaresma é um "sinal de salvação" ou, numa expressão usada num artigo de Dom Manoel João Francisco, "sacramento anual de reconciliação".
(Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)

Um grande abraço e até semana que vem...
Conselho Pastoral Litúrgico
Ricardo - Coordenador

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

COROINHAS - ENCENAÇÃO DE S. TARCÍSIO
















1ª PARTE - HISTÓRICO DO AMPARO



HISTÓRICO DA REITORIA N. SRA. DO AMPARO


Fundação: Dª. Eulina Trindade, filha de Camilo Trindade e Eduarda Lopes de Morais.
Chamada de “Tuquinha” de personalidade definida, responsável mesmo em circunstâncias difíceis. Incansável na procura do bem estar de seus pais, foi uma filha exemplar, assumindo aos 23 anos de idade o encargo da Fundação da “Capela de N. Sra. do Amparo”, em São Vicente, das próprias mãos de Dom José Maria Pereira Lara, DD. e Primeiro Bispo da Diocese de Santos – SP.
Esse evento ocorreu no ano de 1925.
Construiu com a graça de Deus e a ajuda do povo fiel a Igreja da qual falamos, sem a grandeza de grandes Catedrais, mas com a exuberância da piedade que ela inspira.
O Amor e a Perseverança de Dª. Tuquinha alcançaram de Deus e dos homens a contribuição espiritual e material da edificação da nossa querida Igreja de N. Sra. do Amparo.
Acometida de grave enfermidade, após 50 anos ininterruptos de serviço a Deus e ao próximo na Igreja do Amparo, Cristo convocou-a para a eternidade, a fim de receber a palma da vitória final, como todo o povo fiel do Amparo crê piedosamente.
Aos 23 dias do mês de novembro do ano do Senhor de 1976, depois de ter recebido do Pe. Newton José Crippa a Unção dos Enfermos, no Hospital Beneficência Portuguesa em Santos, Tuquinha placidamente entregava sua alma ao Criador.
O REVMO.PE. Newton José Crippa foi o primeiro Reitor desta Igreja.

1º Engenheiro Rafael Politi
2º Côn. Nelson Rodrigues
3º Pe. Nivaldo Vicente dos Santos
4º Mons. Francisco das Dores Leite
5º Dom Idílio José Soares
6º Côn. Ayrton Blumer
7º Côn. Teófilo Fraile
8º Dª Eulina Trindade

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ANIVERSARIANTES 13 A 19/02


13/02 - Edson dos Santos
14/02 - Luzia Fulgone
16/02 - Andrea Barbosa
17/02 - Carlos Augusto Noquelli
18/02 - Zelia Lucia Benith
19/02 - José Carlos da Silva
19/02 - Mônica Ayres Leite
19/02 - Sebastião França


SEGREDO DO DÍZIMO:
CONFIANÇA PLENA NO CORAÇÃO DE DEUS
Deus vos abençõe e guarde. Parabéns!

ABERTURA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012




COMISSÃO DA CF DA DIOCESE DE SANTOS




Senhores padres, paroquianos, coordenadores de pastorais, movimentos, educadores, universitários, profissionais da saúde, jovens e todas as pessoas que se comprometam com atitudes necessárias em favor da vida. No dia 22/02/2012 – às 9h00, Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Catedral, a comissão diocesana convida todos para a missa de abertura da CF-2012.


Tema: “Fraternidade e Saúde Pública”
Que a saúde se difunda sobre a terra.